quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tudo muito ÓBVIO no Rio de Janeiro.

Depois das ações criminosas dos marginais no Rio de Janeiro, impactantes aos olhos de toda a população, não somente do RJ, mas de todo o Brasil. Tais ações culminaram com as "invasões", por parte das forças policiais, e por conseguinte, a retomada do Estado de dois dos prinicipais redutos do tráfico de drogas, as comunidades da Vila Cruzeiro e do Complexo da Alemão, apontadas, até então, como verdadeiras fortalezas dos marginais no Rio de Janeiro. Muito se falou, e muito tem se falado sobre segurança pública, e ÓBVIAMENTE, sobre culpados disso e culpados daquilo, sobre solução x e soluçao y, sobre essa causa e aquela causa, o assunto tem dado "pano pra manga", ocupando as manchetes de todo tipo de jornal.

Na verdade, ultimamente o Estado tem levado a "proposta de LEI e ORDEM" a comunidades, em um trabalho de MÉDIO e LONGO PRAZO. Vamos COBRAR esse TRABALHO dele. A população de tais comunidades, não tem feito qualquer colocação, sobre qualquer espécie de "ataque a seus DIREITOS HUMANOS" por parte do PODER PÚBLICO. Pelo contrário. Ela tem recebido o DIREITO da "PRESENÇA do ESTADO" de BRAÇOS ABERTOS. Independente das mazelas do mesmo, e de quem as tenha causado, ou de quem seja o culpado. ÓBVIAMENTE o povo PREFERE a PRESENÇA DO ESTADO. Não podemos culpá-lo por isso.

ÓBVIAMENTE, existe a necessidade de MEDIDAS COMPLEMENTARES a atual política de segurança pública adotada pelo Estado. ÓBVIAMENTE, as ocupações não são a solução do problema, mas, não deixam de ser de grande importância. ÓBVIAMENTE, não se venceu guerra alguma, mas, todo esse circo armado (independente de quem armou) no momento, com esse triste espetáculo, nos fornece precedentes para alcançarmos resultados satisfatórios para todos. ÓBVIAMENTE, a próxima etapa é muito mais importante que essa. Precisamos agora de uma INVASÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS nessas comunidades, e POLÍTICAS PÚBLICAS direcionadas a todo Rio de Janeiro. Vamos cobrar essa invasão, e essas políticas do Estado. ÓBVIAMENTE, ainda a muito a ser feito, ainda a muito a ser repensado, ainda a muito a ser cobrado. O problema é muito maior do que é mostrado nas câmeras da TV. ÓBVIAMENTE, o Poder Público aprendeu com esse último episódio, ao menos assim esperamos, certamente viu que polícia integrada rende mais, certamente viu que tem que repensar em como lidar com nossas fronteiras e pensar em um plano nacional de combate ao narco-tráfico, certamente está ciente que precisa realizar um PENTE FINO NA PRÓPRIA POLÍCIA, entre outras coisas mais... Porém, ÓBVIAMENTE, não se pode negar os "PRIMEIROS AVANÇOS" por parte do mesmo Estado, e da sociedade, em busca da instauração da LEI e da ORDEM..

Em meio a posições, e críticas de todo o tipo, digamos que o "ATUAL ESTADO" tem feito, nada mais, que tentar "arrumar" as coisas. Para alguns setores da "direita" bandido bom é bandido morto. Para alguns setores da esquerda a "bandidagem" é uma circunstância de problemas sociais e descaso com a população, ao longo dos anos. E assim foi ao longo da história. Enfim, o "atual Estado" tem lidado com a situação da melhor forma possível. NÃO ESTAMOS TENDO "BANHO DE sANGUE" (para"infelicidade" de alguns "esquerdistas" de plantão, que com isso, ÓBVIAMENTE, perdem a sustentação de seu principal argumento). O ESTADO NÃO ESTÁ DEIXANDO DE LADO OS SERVIÇOs SOCIAIS, E TEM AMPLIADO O DEBATE EM TORNO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (para "irritação" de alguns "direitistas", que ÓBVIAMENTE, adoram classificar o Estado como meramente "assistencialista").

No mais, independente de quem foi culpa,ou o causador dos problemas que atualmente estamos enfrentando, ou, os motivos pelo qual se está buscando um solução, o interessante agora é que começamos a caminhar no RUMO CERTO. Até porque, o "atual Estado", não está no comandando as ações a 30 ANOs. Ele nada tem haver com os desgovernos anteriores, senão: ÓBVIAMENTE, a RESPONSABILIDADE de reparar, da melhor forma possível, as mazelas deixadas por seus antecessores. E fico satisfeito por ter a certeza de que teremos a continuidade dos avanços, tendo em vista que o "atual estado" vai continuar no governo do RJ, por no mínimo oito anos, quatro desses com Cabral, e depois com algum nome que dará continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

ÓBVIAMENTE, toda a população do RJ, os apoiadores, e os contestadores, agora precisam, ENÉRGICAMENTE, COBRAR O ESTADO (com responsabilidade, E MENOS OPORTUNISMO). Estou ansioso pela próxima etapa.

Enfim... ÓBVIAMENTE, o Estado está no caminho "certo", e, ÓBVIAMENTE não existe solução mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário