terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Weakleaks x Cuba

Weakleaks- Cuba só tem recursos por mais 3 anos
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/12/09/wikileaks-cuba-nao-tem-recursos-para-sobreviver-mais-de-tres-anos-923240002.asp
.

{"O relato foi feito pela seção de interesses dos EUA em Havana em fevereiro passado..."}
. Desse lugar só sai isso: conspiração, rancor e bosta.
Para isso estão sendo feitas as reformas necessárias, anunciadas no segundo semestre desse ano.

{"Os conselheiros estimam ainda que, se "a instável Venezuela" diminuir a ajuda à ilha, o governo de Cuba pode ser forçado a aplicar reformas similares às do início dos anos 1990, quando perdeu o apoio financeiro da União Soviética e, mesmo submetendo o povo a uma série de privações, quase quebrou."}
Em parte isso seria assim, pois Cuba tem como principal parceiro a Venezuela, sob o governo Chávez. Esse é um dos pontos pelo quais Cuba festejou o vitória de Dilma. A estabilidade na AL, a composição mínima de forças de enfretamento do imperialismo é muito importante para Cuba e disso depende a Venezuela. Esse composição estaria altamente ameaçada com a vitória de Serra.
A grande tensão em Cuba foi motivada não só pelo desaparecimento da URSS e do Campo Socialista, mas pela crise do pensamento ocidental, em razão de seus desequilíbrios sociais e da perda de seus referenciais teóricos e históricos. O tema Cuba, numa direção ou em outra, esteve sempre presente nos debates, não excluída a avalanche dos famosos “fins”. Quando em 1991 foram arriadas as bandeiras da URSS, pondo um ponto final à história do Campo Socialista, surgiu a “teoria” das circunstâncias. Segundo esta, a diligência soviética havia atuado como um tabuleiro de dominó; tocou-se a primeira peça e, em cadeia, todas as demais foram caindo. Nessa lógica, Cuba também deveria cair. No meio do vozerio alguém advertiu: “não se esqueçam que essa ficha, da qual vocês falam, está demasiado distante no geográfico e no histórico.


Ps> O gordo problema da economia cubana é o bloqueio comercial imposto pelos Estados Unidos, em 1998 com a lei Helms-Burton que prejudica as companhias estrangeiras que fazem o comércio com a Cuba, o que complicou as relações comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário