É camaradas,falando de carnaval,só posso dizer que trata-se de uma encenação. Uma espécie de amortecedor de tensões sociais. Sua função é a de desviar a atenção do povo – distraí-lo de certa forma. Pedintes no sinal? Violência? Analfabetismo? Desemprego? Durante o Carnaval isso não existe. Apenas brincadeira.Um verdadeiro "Pão e Circo"
Acredito que nessa época há uma inversão da ordem social . Resumindo: quem está no poder concede uma licença social para quem não está simular sua revolta de forma bem-humorada, lúdica e imprecisa. “As máscaras, caretas e alegorias são, na verdade, uma forma de se expressar politicamente. Antigamente os bobos da corte é que faziam isso, satirizavam sem medo de ser punidos” . O fato de a festa ser organizada e patrocinada pelos próprios governos (municipais e estaduais) serve para trazer legitimidade a essas expressões.
Dessa forma, temos a questão da participação dos políticos no Carnaval. Infelizmente, a linha que separa um político realmente envolvido na festa daquele que se aproveita do momento para angariar apoio é muito tênue.Mas também devemos lembrar que o político também é cidadão, tem direito de se manifestar da mesma forma que outro indivíduo qualquer.
Quem não se lembra do Itamar Franco?
Um abraço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário